quinta-feira, 14 de junho de 2012

Kakapo – O raro papagaio noturno


Foto: kakapo-02
A Nova Zelândia, assim como a Austrália, Madagascar e outros lugares isolados abrigam formas de vidas diferentes e curiosas.Um bom exemplo é o Kakapo, o papagaio mais raro do mundo.
Original da Nova Zelândia, a população atual do pássaro, encontra-se apenas em 86 indivíduos e a espécie está classificada em perigo crítico de extinção.
  Evoluindo num ambiente com pouquíssimos predadores, a ave perdeu a capacidade de voar e ganhou maispeso, medindo 60 cm e pesando entre 3 a 4 quilos.Com a chegada do homem e a introdução de cães e gatos nas ilhas neo-zelandesas a população que já foi de milhões encontra-se agora ameaçada de extinção completa.
Foto: kakapo-04
A estratégia de defesa do Kakapo é ficar imóvel na presença de perigo e sua plumagem providencia uma boa camuflagem na vegetação, o que é uma defesa eficiente contra predadores sem olfato, como a águia de Haast, mas completamente inútil contra os novos predadores de olfato aguçado trazidos pelo homem.
Numa tentativa de salvar a espécie, desde 2006, os 86 exemplares vivem nas ilhas Chalky, Codfish e Stweart (consideradas livres de predadores), onde são monitoradas constantemente e, apesar da população estar abaixo de 100 ela tem se mantido estável o que é uma notícia animadora.
Algumas curiosidades :
  • Além de ser o mais raro, o Kakapo é também o maior papagaio do mundo.
  • Uma característica distintiva dos kakapos é o seu odor intenso, descrito como uma mistura de flores e mel.
  • Kakapo na língua Maori, significa papagaio da noite.
  • Strigops habroptilus é seu nome científico, onde habroptilus, significa precisamente pena suave em Grego, pois não possui penas rígidas para vôo, tendo a plumagem suave e macia.
Foto: kakapo-01
Foto: kakapo-03
kakapo-05

Nenhum comentário:

Postar um comentário