quinta-feira, 14 de junho de 2012

As 10 ondas mais perigosas do mundo


Ao contrário do que muitos podem imaginar, não e só o tamanho que torna uma onda perigosa.
Outros fatores como a profundidade onde ela quebra, dificuldade de acesso, demora para conseguir ajuda médica, entre outros, tornam o termo “radical” limitado demais para definir o surf nessas ondas.
A seguir as 10 ondas mais perigosas do mundo e suas principais características.
1- Cyclops (Austrália)
O monstro de um olho só está no topo da lista por uma boa razão.É impossível remar nele com uma prancha extremamente difícil de ser surfado mesmo sendo rebocado por um jet-ski.
Quem cair por vai ter um encontro bem desagradável com as pedras e, para piorar a ajuda médica mais próxima encontra-se a horas dali.
2 – Teahupoo (Tahiti)
A coisa mais assustadora em Teahupoo é que, a medida que a onda cresce e atinge cerca de 3 metros, ela para de ganhar altura e passa a ganhar “músculos”, parecendo que o oceano inteiro está despencando junto com a onda, devido ao volume de água impressionante que ela passa a ter.
Um tombo aqui significa um encontro quase certo com os corais.Encontro que pode piorar ainda mais, pois os locais insistem em tratar os feridos com o mais puro suco de limão fresco(!!).
3 – Shipsterns (Tasmânia, Austrália)
Localizada numa extensão da primitiva costa da Tasmânia, Shipsterns seria uma bela paisagem se a onda não fosse tão medonha.
Correntezas antárticas brutais vêm das profundezas do oceano criando ondulações que urram em frente ao penhasco que dá nome ao lugar.
O fundo único do lugar, tornam o ato de surfar essa onda sempre uma surpresa.
4 – Dungeons (África do Sul)
Dungeons não é tão rasa e nem quebra em frente a predras, mas por outro lado, encontra-se nas congelantes e infestadas de tubarões águas do extremo sul da costa sul-africana.
Recebendo regularmente ondulações que podem alcançar até 20 metros, Dungeons é sede do campeonato de surf Big Wave Africa desde 1999.
5 – Pipeline (Hawaii)
O raso fundo vulcânico que dá forma aos famosos tubos de Pipeline é cheio de fendas e protuberâncias que causam, muitas vezes, péssimas lembranças para os que caem da onda a partir dos 4 metros de altura, o que acontece com uma freqüência surpreendente mesmo entre os locais mais experientes.
Outro perigo é a multidão que se aglomera para surfar Pipeline nos dias bons, com os destemidos havaianos disputando o local com profissionais, novatos e turistas.
6 – Desert Point (Indonésia)
Esta bela onda quebra sobre corais muito rasos na poeirenta ilha de Lombok, na Indonésia.
A onda é menos perigosa que a chatice do lugar nos períodos de mar calmo.Não há absolutamente nada na ilha, além do perigo constante de contrair malária.Para piorar um pouco mais, o auxílio médico fica há horas dali, no caso de algum imprevisto.
7 – The Cave (Portugal)
Com todos os ingredientes que uma onda perigosa deve ter incluindo, um recife raso, ouriços e locais de sangue quente, não é à toa que The Caveé conhecida como a onda mais pesada da Europa.
Anteriormente reservada aos bodyboarders recentemente tem sido surfada com sucesso por profissionais.
8 – Lunada Bay (Califórnia/EUA)
Talvez uma das melhores direitas da Califórnia, Lunada é uma onda excelente a partir dos 2 metros e a ondulação ainda pode crescer até os 7 metros.
A onda em si não é tão perigosa, mas os locais são uma questão a ser considerada.
Surfistas visitantes têm relatado pneus furados, brigas e pedradas e um parente desinteresse por parte da polícia local.
Você está por sua conta lá.
9 – El Gringo (Chile)
No Chile podem ser encontradas ondas pesadas e infestadas de ouriços e El Gringo faz parte dessa lista por causa do estrago causado aos surfistas profissionais na etapa do campeonato mundial de 2007.
Aconteceram inúmero casos de pranchas quebradas, espinhos e cabeças cortadas.Lembrando que eles fazem isso para viver, imagine o que essas ondas fariam com simples mortais.
10 – Tarqua (Nigéria)
As boas novas aqui, é que Tarqua tem fundo de areia e é localizada em frente a Lagoa de Iddo, em Lagos, e freqüentemente forma ondulações muito boas.
E agora as más notícias.No local é despejado 60 milhões de litros de esgoto sem tratamento e toneladas de resíduos industriais produzido pelos 8 milhões de habitantes de Lagos por ano.E ainda podem ser vistas carcaças de animais flutuando e também entulho, tornando o ambiente nada agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário