domingo, 10 de junho de 2012

Beleza Mortal


As cores na natureza nem sempre estão relacionadas a beleza.Em alguns casos, elas são um claro aviso de perigo.
  As cores vivas e brilhantes dos sapos deste artigo garantem a eles trânsito livre pelas florestas tropicais em que habitam.
Esses sapos, conhecidos como poison dart frogs (em inglês) produzem toxinas que estão entre as mais potentes do reino animal e, uma espécie específica, conhecida como golden poison frog, ostenta o titulo de vertebrado mais venenoso do mundo.
Para não causar confusão, vale lembrar a diferença entre venenoso e peçonhento, já que esse último possui meios de inocular o veneno por meio de presas ou ferrões e o animal venenoso precisa ser tocado ou ingerido para o veneno fazer efeito.
Alguns fatos interessantes sobre esses animais:
1- O sapo recebeu o nome de poison dart frog, porque os índios da região usam sua toxina para envenenar as pontas dos dardos e flechas utilizados em suas caçadas.
P.Terribilis
2- Um único exemplar da variedade golden poison frog (Phyllobates Terribilis) e tão tóxico que apenas tocá-lo pode ser muito perigoso.Ele carrega veneno suficiente para matar até 20.000 ratos ou 10 pessoas.
3- A espécie está espalhada pela América Central e parte da América do Sul mas, o P.Terribilis é endêmico a uma região da Colômbia.
4- Esses sapos, quando capturados, perdem sua toxidade ao longo dos anos, pois fica privado de sua alimentação natural à base de formigas, cupins e outros insetos de onde extraem os alcalóides necessários para a produção do veneno.Os sapos nascidos em cativeiro não são tóxicos.
5- A batracotoxina é muito rara e só é encontrada na variedade golden poison frog.Curiosamente dois pássaros venenosos (isso mesmo, pássaros venenosos) da distante Papua Nova Guiné também produzem essa toxina.Um deles, já foi postado aqui no blog.
6- Existe apenas um predador para esses anfíbios.A cobra Liophis Epinephelus consegue resistir até mesmo ao P.Terrbilis, apesar de não ser completamente imune.
7- A batracotoxina não se deteriora facilmente nem mesmo quando transferida para outras superfícies.Há registros da morte de galinhas e cachorros que tiveram contato com uma toalha de papel tocada pelo sapo.
Vejam a seguir uma coleção de fotos de algumas variedades do belo e perigoso poison dart frog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário