segunda-feira, 11 de junho de 2012

5 frutas exóticas

fruta-exotica-physalis
As frutas são alimentos indispensáveis para nossa saúde, podemos encontrar  grande variedade de sabores e aromas diferentes.Algumas nos surpreendem com cores vibrantes, propriedades medicinais e sabores que só de lembrar dão água na boca.
Porém, algumas frutas  chamam a nossa atenção por possuirem aparência, sabores e até odores inigualáveis, sendo conhecidas como frutas exóticas.
Vejam a seguir  5 frutas exóticas.
Mangostim
fotos-fruta-exotica-mangostim-002
Fruta nativa da parte tropical do sudeste asiático, onde o mangostim é considerado “a rainha das frutas tropicais” e “a fruta mais saborosa do mundo”.
De casca escura, a polpa é branca e macia separada em gomos, seu sabor lembra ao de pêssego levemente cítrico.
  Por ser originária de regiões de clima tropical, a fruta rica em anti-oxidantes, vem sendo cultivada com êxito em alguns lugares do litoral brasileiro.
Kiwano
fotos-frutas-exoticas-kiwano-001
De origem africana, mais precisamente do deserto Kalahari, o kiwano (também conhecido por pepino africano ou chifrudo) é uma fruta com casca laranja de espinhos grossos e interior verde e gelatinoso.
Seu nome científico é Cucumis metuliferus. É parente próximo do Maxixe (Cucumis anguria), do Melão (Cucumis melo) e do Pepino (Cucumis sativus), todos pertencentes à família das Curcubitaceas.
Quando colhido verde e amadurecido fora da árvore, apresenta um sabor que lembra uma mistura de pepino e kiwi e, quando colhido maduro, seu sabor assemelha-se ao da banana.
(Fotos do Kiwano: 1 e 2)
Durian
fotos-frutas-exoticas-durian-001
Também do sudeste asiático, o durião é uma das frutas símbolo da região e famosa por seu odor.
Adorado por muitos e considerado “o rei das frutas” o durião foi banido de aeroportos, estações de trem e hotéis por causa de seu intenso mau cheiro, parecido com carne podre, esgoto e algumas outras coisas desagradáveis.
Quem consegue superar a barreira do odor, garante que é recompensado com um sabor delicioso, lembrando uma mistura de creme aromatizado com amêndoas.
A fruta tem presença marcante na cultura de alguns países asiáticos e é consumida normalmente no dia-a-dia, influenciando até a arquitetura de construções e monumentos.
Physalis
fotos-frutas-exoticas-physalis
Essa planta pode ser considerada uma união de planta frutífera e ornamental pois, devido a sua aparência delicada, ela também é usada na decoração de ambientes.
Original das altas altitudes da América do Sul, a planta também e cultivada na África do Sul e Austrália.
A fruta tem o tamanho de uma cereja, com o interior amarelo e doce quando madura, a physalis é ideal para lanches, tortas e geléias.
Devido ao involucro natural com textura de papel que envolve cada fruto, ela tem forte apelo ornamental e, por isso, alguns restaurantes a utilizam para enfeitar suas sobremesas.
(Fotos da Physalis 1 e 2)
Fruta Milagrosa
fotos-fruta-exotica-miracle-fruit-005
Miracle Fruit é uma planta africana florida na maior parte do ano, produz uma pequena fruta vermelha do tamanho de um grão de café.
A fruta milagrosa ficou conhecida não propriamente pelo seu sabor, e sim por sua propriedade singular, que é sua capacidade de tornar alimentos azedos e amargos no mais doce dos manjares.
Isso acontece devido a presença de uma proteína chamada miraculina que “engana” o nosso paladar. Depois do consumo da fruta, o efeito dura entre trinta minutos e duas horas.
A fruta milagrosa não serve como adoçante e deve ser usada com cautela, pois a boca e o estômago continuam vulneráveis a acidez de alguns alimentos que, se ingeridos em excesso, podem causar úlceras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário