domingo, 10 de junho de 2012

Beija flor, incrível máquina de voar



Beija-flor tesoura
Foto Beija-flor 
Sempre gostei de ver os beija-flores que freqüentavam as flores da casa da minha mãe.Eles eram incríveis, coloridos, exóticos, de comportamento curioso e brilho intenso,  verdadeiras máquinas de voar.Sempre estão com pressa,  seu vôo alcança até 100 Km por hora, gastam bastante energia mas se alimentam a todo instante, cerca de 10 a 15 vezes por hora, algumas espécies chegam a visitar cerca de 2000 flores por dia sendo que nem todas servem de alimento.
Você pode até não acreditar, mas o beija-flor tem ótima memória, podendo lembrar-se de fontes de alimentos dos anos anteriores. Estes curiosos pássaros  coloridos são as únicas aves capazes de voar para trás e parar em pleno vôo, chegando a bater suas asas 70 vezes por segundo.
Conhecem a velha frase “Tamanho não é documento”? Pois é, ela se aplica perfeitamente ao beija-flor, ele é bem territorialista e não se importa com o tamanho do seu adversário, vai pra cima mesmo, dando rasantes.
Beija-flor abelha
Foto de um beija-flor abelha no ninho
menor beija-flor do mundo é o Beija-flor Abelha (Mellisuga Helenae), originário de Cuba medindo da ponta de sua cauda até a ponta do seu bico, cerca de 6 centímetros e pesando até 2 gramas.
Beija-flor Patagona gigas
Já o o Patagona gigas é o maior beija-flor do mundoencontrado nos Andes, pesa 21 gramas e mede de 20 a 23 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma andorinha.
Beija-flor raro topaza pella
No Brasil, o maior beija-flor é  o Topaza pella (17 cm),  considerado uma espécie rara e conhecido como Beija-flor-brilho-de-fogo, vive na região do Amazonas e pesa 13 a 18 gramas.
Foto do Beija-flor espada
Existe ainda o curioso beija-flor espada (Ensifera ensifera), o único pássaro no mundo com o bico (entre 10 e 12 cm) maior do que seu corpo ( 8 cm).
O super órgão é usado para sugar o néctar de flores que têm a corola (conjunto de pétalas) muito grande e em formato tubular.
Fotos dessa beleza da natureza
Beija-flor abelha o menor do mundo
Foto beija-flor abelha
Beija-Flor Espada
Beija-flor espada

Foto do Beija-flor rainbow
Beija-flor sapphire
Beija-Flor no Ninho, Vale do Catimbau
Ninho de Beija-flor

Beija-Flor
Fotografia de beija-flor

Colared Beija-flor, foto tirada na Colombia
Beija-flor collared inca

Reprodução Mãe e filhos
reprodução do beija-flor
Detalhes na  bela plumagem
plumagem com detalhes
Detalhes da plumagens do colibri

Nenhum comentário:

Postar um comentário