sexta-feira, 6 de julho de 2012

Venenos do mundo animal

Neste post não pretendo fazer uma lista ou um ranking dos animais mais peçonhentos do mundo, mesmo porque, essas listas já existem pela internet afora e nenhuma delas são iguais entre si ou definitivas, devido a imensa variedade de venenos e e critérios adotados para fazê-las.
Uma coisa interessante a ser citada é a diferença entre animal peçonhento e animal venenoso.
O primeiro possui meios (dentes, ferrões, esporas) de inocular o veneno.Já o segundo, só se tornará perigoso ao ser tocado ou ingerido.
Fiz uma pequena lista com os animais peçonhentos que mais me chamaram a atenção, devido ao grau de toxidade e a forma que o veneno age.
Boomslang: Essa cobra africana pertence à uma família (Colubridae) de cobras normalmente inofensivas ao homem, com veneno relativamente fraco ou glândulas venenosas pequenas.Já a nossa amiguinha aí da foto é uma exceção, com o veneno muito potente e presas grandes.Seu veneno é do tipo hemotóxico e desativa o processo de coagulação do sangue, com a vítima podendo morrer de hemorragias internas e externas.Por ser de ação lenta as vítimas tendem a subestimar a gravidade da mordida.
Outros sintomas são: Dor de cabeça, sonolência, desordem mental e náusea.
Mamba NegraEsta outra cobra, também africana, é a segunda maior cobra peçonhenta do mundo, podendo chegar a 4,5 metros.
Ela está entre as dez mais perigosas do mundo.Seu veneno é poderoso e de ação rápida, baseado em neurotoxinas e cardiotoxinas.
Em média, a cada mordida, é injetada de 100 a 120 mg de veneno, podendo chegar até 400 mg.Sendo que, entre 10 e 15 mg é suficiente para matar uma pessoa adulta.
Sem tratamento, a mordida dessa cobra é a única a atingir taxa de mortalidade de 100%.
Alguns sintomas: Salivação excessiva, perda do controle muscular, confusão, paralisia, náusea, entre outros.
Polvo de Anéis Azuis: Vivendo no Oceano Pacífico desde o Japão até a Austrália esse polvo, que tem tamanho de uma bola de golf, carrega veneno suficiente para matar até 26 pessoas e é considerado uma das mais tóxicas criaturas marinhas.
Ele tem um bico parecido com o de um papagaio que pode atravessar até roupas de mergulho.O veneno, que está presente em sua saliva, é produzido por uma bactéria e pode causar parada respiratória e cardíaca.Não existe antídoto.
Curiosidade: Seus anéis só ficam visíveis quando ele está para atacar.
Cone Snails: Existem aproximadamente 500 espécies dessas conchas que podem crescer até 23 cm e que vivem em águas tropicais.
Ela possui um harpão com um dente na ponta, que usa para injetar o veneno.
Seu veneno é um verdadeiro coquetel de toxinas que variam muito de uma espécie para outra.Existem registros de 30 mortes de seres humanos por envenenamento causado por essas criaturas.
Uma espécie, (Conus Geographus) é conhecida por “Cigarette Snail” na crença de que a vítima só teria tempo para fumar um último cigarro antes de morrer.
Atualmente a indústria farmacêutica está muito interessada nas toxinas de algumas espécies dessas conchas.
Funnel-Web Spider: Considerada uma das três aranhas mais perigosas do mundo essa aranha australiana é responsável por 13 mortes nos últimos cem anos.
Seu veneno é muito peculiar, sendo extremamente tóxico para homens e macacos e inofensivo para vários animais, incluindo cães, gatos, coelhos, cavalos e até mesmo galinhas.
A dor da picada é muito intensa e entre os sintomas estão salivação, vômitos, náusea, dilatação da pupila.
Numa criança a morte pode chegar em até 15 minutos.
Sea Wasp: Das muitas espécies de água-viva existentes são as do Pacífico, as de veneno mais potente.
Diferentemente das medusas que são seres filtradores, as águas-vivas são predadores e possuem deslocação própria.Devido a sua frágil composição ela desenvolveram venenos altamente tóxicos para que suas presas não se debatam e não provoquem danos.
O tipo de toxina ainda é desconhecido e parece atacar o sistema nervoso central e na área afetada a dor é excruciante.As vítimas descrevem um intenso mal estar, acompanhado por vômitos, náusea e tensão arterial extremamente elevada.
Considerado por muitos o mais mortal dos venenos do reino animal, já causou, pelo menos, 5567 mortes desde 1884.
A quantidade de animais venenosos e peçonhentos é muito grande e desperta a curiosidade de muita gente, por isso, voltarei a postar sobre o assunto no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário