sexta-feira, 20 de julho de 2012

Aranha vegetariana


aranha-vegetariana
Aranha paz e amor.
As aranhas são sempre lembradas por serem exímias caçadoras. Todas as 40000 espécies de aranha matam impiedosamente suas presas empregando, muitas vezes, engenhosas técnicas de caça. Todas, à exceção da aranha Bagheera kiplingi, a única aranha vegetariana  do mundo conhecida atualmente

Elas também consomem néctar, larvas de formiga e, ocasionalmente, canibalizam outras de sua espécie (afinal, são aranhas). Apesar disso, uma análise molecular mostrou estruturas típicas das encontradas na composição dos corpos  de animais herbívoros, comprovando que a principal fonte de alimento dessa espécie de aranha, é vegetal.
Encontrado na América Central, o aracnídeo invade o ambiente simbiótico formado por formigas e árvores de acácia. A árvore produz estruturas ricas em nutrientes que servem de alimento para as formigas que, por sua vez, defendem a árvores contra invasores. As aranhas “roubam” esses nutrientes que formam 90% da sua dieta evitando ao máximo as formigas, que tentam defender sua fonte de alimento.
Agora, os pesquisadores estudam o curioso comportamento dos macho da espécie, que parecem ajudar a cuidar dos ovos e dos filhotes, algo completamente novo no mundo das aranhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário